quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Julgamento descabido!



Ontem fui em um culto de jovens que falou muito comigo em relação ao julgamento alheio. Este assunto já estava me incomodando fazia um tempo, e a pregação de ontem só veio confirmar tudo aquilo que estava no meu coração.

"Mas Jesus seguiu para o Monte das Oliveiras.
De manhã cedo, ele voltou ao templo, e todo povo foi ao seu encontro; e Jesus, sentando-se, passou a ensiná-lo.
Então os escribas e fariseus lhe trouxeram uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio de todos, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
Na Lei, Moisés nos ordena que tais mulheres sejam apedrejadas. E tu, que dizes?
Eles diziam isso para colocá-lo à prova, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
Mas, como insistissem em perguntar, ergueu-se e disse-lhes: Quem dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela.
E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão.
Ao ouvirem isso, todos foram saindo um a um, começando pelos mais velhos; e ficaram apenas Jesus e a mulher, em pé no mesmo lugar.
Levantando-se e não vendo ninguém senão a mulher, Jesus lhe perguntou: Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?
Ela respondeu: Ninguém, Senhor.
Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não peques mais."
João 8:1-11


Uma coisa que Deus tem falado muito ao meu coração de um tempo pra cá é em relação ao julgamento que fazemos todos os dias de tudo e de todos!
Vamos ao culto e saímos julgando a mensagem do pastor e o próprio.
Vamos ao encontro de jovens e mal vamos embora já estamos fuxicando sobre os nossos irmãos e líderes.
Conhecemos alguém que está passando por uma situação delicada/difícil e julgamos seu modo de agir em relação aquilo. E assim vai.. Julgamos todo mundo em todos os momentos!

É muito fácil sair por aí falando o que vier na cabeça sobre determinada pessoa. Difícil é você se colocar no seu lugar e sentir compaixão, tentar entender o lado daquela pessoa.

Não vou aqui focar na mulher adúltera e nem nada disso. Quero focar na reação que Jesus teve!
Jesus, um homem santo e puro, viu aquela mulher em uma situação constrangedora, provavelmente ela estava quase nua pois havia sido pega em flagrante, e todos ali no templo estavam rindo dela, julgando-a, apontando em sua direção, ela estava sendo motivo de chacota!
Com toda a certeza ela não desejou estar ali, naquele local, passando por aquilo. Mas a vida (suas escolhas) a levaram a isso! Assim como as nossas escolhas nos levam a situações que não desejamos, não é mesmo?

Os homens do templo queriam julga-la, queriam atirar-lhe pedras. Achavam que eles eram melhores que ela. Mas Jesus, sabendo que todos nós somos pecadores, foi muito sábio em sua frase "Quem dentro vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela."
Ninguém se atreveu a tal ato.
Por que nós ainda nos atrevamos a julgar os nossos irmãos?

Nem Jesus que era o único naquela local que poderia sim lhe atirar pedras por ser santo e perfeito, sem pecado algum, fez isso.
Nem Jesus a julgou!
Repito minha pergunta: Por que ainda nos atrevemos a julgar nossos irmãos?

"Portanto, quando julgas, és indesculpável, ó homem, sejas quem for, pois te condenas naquilo em que julgas o outro; pois tu, que julgas, praticas os mesmos atos." Romanos 2:1


Olha isso! Quando julgamos nosso irmão, somos condenados daquilo que o julgamos!
Depois que lí este versículo, confesso que muita coisa dentro de mim mudou! Um temor muito grande veio sobre mim em relação a isso! Não quero que Deus me julgue de coisas que adquiri por julgar meus irmãos! Basta os pecados e erros que eu mesmo cometo!

Quem sou eu para julgar alguém? Por acaso também não sou eu culpado por pecar? Sou digno de apontar meu dedo para alguém?
Sei que não sou nada e nem ninguém para querer julgar. Se nem Jesus, o Filho de Deus, o fez, quem sou eu para me atrever a fazer isso?!

Olhem este vídeo:

Se você visse esse moço na rua, por um acaso você falaria que ele tem essa voz linda? Que ele é extremamente abençoado por Deus?
Nós julgamos muito pela aparência, pelo jeito da pessoa. Mas a gente não enxerga o íntimo de cada um, nós não sabemos o que está no coração das pessoas! Só Deus pode fazer isso!
Temos que parar de querermos ser os donos da verdade, só Deus é o DONO DA VERDADE!

Todos os dias nos colocamos na posição daqueles homens do templo. Queremos julgar nossos irmãos e até queremos "atirar-lhes pedras". Mas temos que ter consciência que nada somos para fazermos isso.
Quem sou eu para julgar meu próximo? Por acaso sou perfeito?!
Creio que ninguém aqui é perfeito, todos erramos e pecamos. Somos todos alvos da misericórdia de Deus.
E somente Ele é capaz de julgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário