quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como você enxerga a vida?



Estou lendo o livro "Uma vida com propósitos". É um livro excelente, nos faz refletir muito sobre os propósitos que Deus quer que tenhamos. Recomendo!
E estava lendo um capítulo que falou muito comigo. Quero compartilhar um pouquinho com vocês!


Uma das melhore formas de você conhecer uma pessoa é lhe perguntar "Como você enxerga sua vida?". E há inúmeras resposta para esta mesma pergunta. Tais como:

  1. A vida é um circo.
  2. A vida é uma montanha russa.
  3. A vida é uma peça de teatro.
  4. A vida é uma festa.
  5. A vida é uma dança.
  6. A vida é um campo minado.
E assim vai...
Cada um tem uma definição muito peculiar do que é a vida!


E se eu te perguntasse o que você acha da vida, qual seria a sua resposta? Qual é a sua definição de vida?
Muito provavelmente veio uma imagem ou cena na sua cabeça, não é mesmo? Esta é a sua concepção da vida! Tal imagem/cena é a sua metáfora do que é a vida. Essa é a sua descrição do que é a vida e do que você espera dela.

Essa sua concepção da vida influencia muito as suas escolhas, os seus sonhos, suas atitudes, suas metas, suas prioridades e seus relacionamentos. 
Por exemplo, se uma pessoa tem a concepção da vida como uma festa, seu principal valor será se divertir.

Qual é a sua visão da vida?!
Você pode estar encarando a vida com valores completamente errados.

Deus diz na Bíblia:
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." 
Romanos 12:2



A vida na terra é um teste


Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, fé, obediência, amor, fidelidade, honestidade e lealdade. 
Deus provou várias pessoas na Bíblia, como por exemplo o Abraão. Abraão foi testado quando Deus lhe pediu o seu filho Isaque.


Os testes (provações) tanto moldam as pessoas quanto revelam quem elas são, toda a vida é um teste. Deus está te testando continuamente! Ele está sempre observando as pessoas. Ele nos testa desde as coisas mais simples, como ser gentil com alguém, até nas coisas mais complexas, como sua atitude diante de uma tentação ou problema.


Não dá para saber todos os testes que Deus irá nos submeter ao longo das nossas vidas, mas dá para prever alguns deles baseados na Bíblia.
Todos seremos testados por grandes mudanças, promessas adiadas, problemas "impossíveis", orações não respondidas e até mesmo tragédias sem nenhum sentido.


Com certeza percebo que Deus está testando a minha fé com promessas adiadas. Deus está me testando, está moldando o meu caráter, mudando o meu jeito de ser que não O agradava. E isso é ótimo!
Deus só molda quem permite ser moldado e quem Ele ama! Eu creio que estou passando por várias situações na minha vida por causa do amor que Ele sente por mim, e não porque Ele se esqueceu de mim.
Deus só molda aqueles pra quem Ele tem um plano especial. Sinta-se lisonjeado se Deus está te testando, está te moldando, isso só prova o Seu amor por você!



Uma vez que tenha compreendido que a vida é um teste, você percebe que nada é insignificante na vida.
Há um propósito para cada situação que já aconteceu, está acontecendo e irá acontecer na sua vida. Nada é por acaso!

Cada dia é importante, e cada segundo é uma oportunidade de crescimento para aprofundar o caráter e demonstrar amor ou dependência de Deus.


Lembre-se que Deus não quer que você falhe, que você não passe em Seus testes. Por isso Ele nunca te dará um problema maior do que você pode suportar. Como naquela frase: Deus nunca irá te dar um frio maior que o seu cobertor.
E toda vez que você passa em um teste, Deus faz planos para te recompensar na eternidade.


"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam."
Tiago 1:12

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Julgamento descabido!



Ontem fui em um culto de jovens que falou muito comigo em relação ao julgamento alheio. Este assunto já estava me incomodando fazia um tempo, e a pregação de ontem só veio confirmar tudo aquilo que estava no meu coração.

"Mas Jesus seguiu para o Monte das Oliveiras.
De manhã cedo, ele voltou ao templo, e todo povo foi ao seu encontro; e Jesus, sentando-se, passou a ensiná-lo.
Então os escribas e fariseus lhe trouxeram uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio de todos, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
Na Lei, Moisés nos ordena que tais mulheres sejam apedrejadas. E tu, que dizes?
Eles diziam isso para colocá-lo à prova, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
Mas, como insistissem em perguntar, ergueu-se e disse-lhes: Quem dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela.
E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão.
Ao ouvirem isso, todos foram saindo um a um, começando pelos mais velhos; e ficaram apenas Jesus e a mulher, em pé no mesmo lugar.
Levantando-se e não vendo ninguém senão a mulher, Jesus lhe perguntou: Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?
Ela respondeu: Ninguém, Senhor.
Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não peques mais."
João 8:1-11


Uma coisa que Deus tem falado muito ao meu coração de um tempo pra cá é em relação ao julgamento que fazemos todos os dias de tudo e de todos!
Vamos ao culto e saímos julgando a mensagem do pastor e o próprio.
Vamos ao encontro de jovens e mal vamos embora já estamos fuxicando sobre os nossos irmãos e líderes.
Conhecemos alguém que está passando por uma situação delicada/difícil e julgamos seu modo de agir em relação aquilo. E assim vai.. Julgamos todo mundo em todos os momentos!

É muito fácil sair por aí falando o que vier na cabeça sobre determinada pessoa. Difícil é você se colocar no seu lugar e sentir compaixão, tentar entender o lado daquela pessoa.

Não vou aqui focar na mulher adúltera e nem nada disso. Quero focar na reação que Jesus teve!
Jesus, um homem santo e puro, viu aquela mulher em uma situação constrangedora, provavelmente ela estava quase nua pois havia sido pega em flagrante, e todos ali no templo estavam rindo dela, julgando-a, apontando em sua direção, ela estava sendo motivo de chacota!
Com toda a certeza ela não desejou estar ali, naquele local, passando por aquilo. Mas a vida (suas escolhas) a levaram a isso! Assim como as nossas escolhas nos levam a situações que não desejamos, não é mesmo?

Os homens do templo queriam julga-la, queriam atirar-lhe pedras. Achavam que eles eram melhores que ela. Mas Jesus, sabendo que todos nós somos pecadores, foi muito sábio em sua frase "Quem dentro vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela."
Ninguém se atreveu a tal ato.
Por que nós ainda nos atrevamos a julgar os nossos irmãos?

Nem Jesus que era o único naquela local que poderia sim lhe atirar pedras por ser santo e perfeito, sem pecado algum, fez isso.
Nem Jesus a julgou!
Repito minha pergunta: Por que ainda nos atrevemos a julgar nossos irmãos?

"Portanto, quando julgas, és indesculpável, ó homem, sejas quem for, pois te condenas naquilo em que julgas o outro; pois tu, que julgas, praticas os mesmos atos." Romanos 2:1


Olha isso! Quando julgamos nosso irmão, somos condenados daquilo que o julgamos!
Depois que lí este versículo, confesso que muita coisa dentro de mim mudou! Um temor muito grande veio sobre mim em relação a isso! Não quero que Deus me julgue de coisas que adquiri por julgar meus irmãos! Basta os pecados e erros que eu mesmo cometo!

Quem sou eu para julgar alguém? Por acaso também não sou eu culpado por pecar? Sou digno de apontar meu dedo para alguém?
Sei que não sou nada e nem ninguém para querer julgar. Se nem Jesus, o Filho de Deus, o fez, quem sou eu para me atrever a fazer isso?!

Olhem este vídeo:

Se você visse esse moço na rua, por um acaso você falaria que ele tem essa voz linda? Que ele é extremamente abençoado por Deus?
Nós julgamos muito pela aparência, pelo jeito da pessoa. Mas a gente não enxerga o íntimo de cada um, nós não sabemos o que está no coração das pessoas! Só Deus pode fazer isso!
Temos que parar de querermos ser os donos da verdade, só Deus é o DONO DA VERDADE!

Todos os dias nos colocamos na posição daqueles homens do templo. Queremos julgar nossos irmãos e até queremos "atirar-lhes pedras". Mas temos que ter consciência que nada somos para fazermos isso.
Quem sou eu para julgar meu próximo? Por acaso sou perfeito?!
Creio que ninguém aqui é perfeito, todos erramos e pecamos. Somos todos alvos da misericórdia de Deus.
E somente Ele é capaz de julgar!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

LÍNGUA - Bênção ou Maldição?!


"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz."
Tiago 3:1-18


Fazemos diversas coisas no nosso dia a dia que já nem percebemos que as fazemos, que nem precisamos pensar para realizá-las, como andar e FALAR! Muitas vezes, e até quase sempre, falamos coisas sem pensar, sem analisar o que estamos falando ou o que aquelas palavras podem acarretar.
Deus nos alerta, na Bíblia, sobre isso. Deus não quer pessoas que não pensem ao falar. Precisamos tomar consciência que o FALAR não pode ser umas daquelas coisas que fazemos sem pensar, muito pelo contrário, creio que é no FALAR que mais temos que parar e pensar de fato nas palavras que estão saindo das nossas bocas.


Dá pra dominar a língua?!


A língua é o órgão muscular que participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga. É um órgão relativamente pequeno, mas com um enorme poder! A LÍNGUA é como diz a Palavra no versículo 5: um pequeno órgão - porém muitos tem mais facilidade em dominar um touro, um cavalo selvagem ou um cão feroz do que dominar a sua língua.  É muito difícil nos momentos de raiva, tristeza ou sofrimento controlarmos ela, parece que tem vontade própria as vezes. 
No versículo 2, Tiago ressalta que a pessoa que não tropeça no falar e que tem domínio sobre a sua língua é um perfeito varão. Parece até que a língua é mais rápida que o nosso cérebro, quando percebemos JÁ falamos e já era, o estrago já está feito! 
Da boca pode proceder bênção e maldição, basta a nós escolhermos isso. Sei que não é algo fácil controlar a língua, começar a pensar antes de falar. Mas é através da PRÁTICA desse ensinamento que conseguimos alcançar este domínio tão desejado!
Em Tiago 1.26 lemos que: SE NÃO TEMOS DOMÍNIO SOBRE A NOSSA LÍNGUA, ESTAMOS NOS ENGANANDO E ATÉ A NOSSA RELIGIÃO TORNA-SE VÃ, ESTÉRIL E FÚTIL. 


Temos que ter domínio sobre os nossos lábios:
Não é o que entra pela boca que contamina, mas o que sai dos nossos lábios – Mat 15.11
Pois a ruína assola aqueles que não a dominam - Provérbios13.2-3
Pois a falta deste domínio nos leva a pecar, mas o seu domínio revela prudência – Pv 10.19
Pois sabemos que existe o tempo de falar e o tempo de ficar calado - Eclesiastes 3.1,7



A LÍNGUA pode mudar tudo!


Temos que ter muitíssimo cuidado com aquilo que sai das nossas bocas, pois a boca fala do que o coração está cheio!


E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos 7:20-23



A palavra tem poder, muito poder! E parece que a maioria ainda não percebeu isso!
Se um cristão diz que é um derrotado, o que ele será? Um derrotado.
Se uma pessoa diz que não é capaz, o que acontecerá? Ela não será capaz.



Em 1 Pedro 3.10 temos: Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.
Em Tiago 3.5-6 – diz que a língua pode incendiar uma vida, destruir uma vida.



A língua tem poder pra mudar vidas sim! Através de ofensas e palavras más, mas também abençoando!
Basta escolhermos o que queremos que a nossa boca seja fonte: VIDA ou MORTE?!


Nossos lábios foram criados para ABENÇOAR!


Será que a gente realmente está entendendo aquilo que Deus está falando pra gente?
Dos versículos 9 a 12, Tiago questiona a todos nós, dizendo: Como pode uma pessoa dizer “glória a Deus” e ser grosseiro em casa? Como pode alguém invocar a bênção de Deus e amaldiçoar depois?
Não dá pra entender isso! É como usar a mão direita para construir algo e com a mão esquerda destruirmos aquilo que estamos construindo! É contraditório!
Uma pergunta muito séria: Será que Deus nos criou para usarmos nossos lábios para amaldiçoar as pessoas? No vers. 10: NÃO é conveniente que estas coisas sejam assim. 


Temos na Bíblia:

Que as nossas palavras devem ser agradáveis
Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Colossenses 4.6

Paulo também escreveu que nossas palavras devem ser para edificação das pessoas
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Efesios 4.29

Que nossa boca deve proferir sabedoria e justiça
"A boca do justo profere a sabedoria e a sua língua fala o que é justo” Salmo 37.30

Que nossas palavras devem ser baseadas na verdade, pois a mentira dá lugar ao Diabo
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.” Efésios 4.25-27

Nossa boca deve louvar a Deus “Bendirei o Senhor em todo tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” Salmo 34.1

E tudo o que falarmos deve ter coerência “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” Mateus 5.37


A língua, portanto, é uma força poderosa. Pode ser usada para o bem, como Deus pretendia, para exprimir amor e oferecer salvação. Ela também pode ser usada para o mal, com efeitos desastrosos que conduzem à condenação. Estas duas possibilidades são claramente contrastadas em Tiago 3:1-12. Consideremos este importante texto e suas aplicações em nossas vidas.

Corro aos TEUS braços (Into Your arms)

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28


Mesmo fraco e sem vigor, minha alma busca
Não por vista, mas por fé
Vou correr até o som de Sua voz
Ela é o único conforto que eu posso ter
Se eu precisar dessa paz que só Você me traz
Corro aos Teus braços, com o coração cansado eu vou
Sei que me abraçarás e o perfeito amor me envolverá
Corro aos Teus braços de amor
Através da escuridão ou do silêncio
Em meio a tanta confusão vou correr até o som de Sua voz
Ela é o único conforto que eu posso ter se eu precisar
Dessa paz que só Você me traz
E ao te abraçar, eu posso ouvir
Sua canção de amor por mim
A libertar meu coração
Vou buscar seus sonhos para mim, eu vou!
(escuta aqui) não achei a versão em português

Ele fará, não você
Acho que todo mundo já passou por situações daquelas que te tiram o foco, te tiram o chão e principalmente te tiram a a esperança e confiança em Deus. Muitas vezes passamos por isso por nossa culpa mesmo, vejo isso pela minha vida. Quantas vezes eu perdi o foco, deixei de entregar inteiramente a Deus meus planos e projetos e acabei ficando numa situação de sofrimento por isso!
Deus é tão misericordioso que sempre está com seus braços de amor nos esperando, para nos acolher e aliviar o nosso fardo. Quando estamos dispostos a entregar todos os nossos projetos à Ele, Ele passará a conduzir a nossa vida da melhor forma possível, isso não quer dizer que você estará livre de sofrimentos, mas que você estará no melhor caminho!
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.Salmos 37:5

Nos SEUS braços
Não tenha medo de correr aos Seus braços nos momentos de aflição e dificuldades, não tenha medo de continuar em Seus braços durante seus momentos de alegria e vitória. Não há lugar melhor no mundo do que estar sob a proteção do Pai, envolvido por seus braços de amor, como uma criança completamente dependente de sua mãe, se entregue, dependa dEle.
Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas. Salmos 17:8

 Permita-se ser abraçado agora mesmo pelo Senhor. Ele é o único lugar de verdadeiro refúgio, proteção e descanso. Aquele ombro amigo que sempre estará com você em todas as situações, que te ama e só quer o seu melhor!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Feito do BARRO




Já ouvi muita gente dizer, e já disse muito também, que "esse é o meu jeito, eu nasci assim, eu sou assim e não tem como mudar não!".
Quero mostrar através da Bíblia que Deus permite sim que a gente mude, aliás Ele quer isso e Ele próprio opera isso em nossas vidas quando permitimos! Bom demais, não é mesmo?!
Deus nos fala que somos moldáveis sim! Ele nos molda através do que acontece em nossas vidas e com a Sua palavra.
Podemos mudar, em Jesus, tudo aquilo que não O agrada e fere os nossos irmãos. Somos como o barro nas mãos o oleiro, capazes de sermos quebrados e restaurados.

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
Jeremias 18:1-6

Destituído de valor

Que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro!” Lm 4.2

Diferentemente das barras de ouros, do petróleo, das pedras preciosas, o barro não parece ter nenhum tipo de importância, não é mesmo?
Porém é disso exatamente que somos feitos! Por que então nos alimentamos de vaidades pessoais?! As vezes nos achamos o máximo, que podemos fazer, sozinhos, qualquer coisa.
Quando Deus quis criar a obra mais formidável do mundo, Ele usou o pó da terra como matéria-prima!

É frágil

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.” II Co 4.7

O barro não é como a barra de ferro e bronze que dificilmente se quebra, o barro se espatifa facilmente. Assim são os nossos planos, nossos sonhos, nossas metas, nossos feitos... Nossa vida é extremamente frágil como o barro! Porém é devido à essa nossa fragilidade que há a possibilidade de Deus trabalhar em nossas vidas. E Ele quer muito moldar a gente, mas Deus não trabalha com pessoas orgulhosas, duras de coração, teimosas, que dizem "sou perfeita, tô ótima!"! Pra Deus moldar a nossa vida e nos fazer parecer mas com Cristo, precisamos aceitar o fato que somos "fracos", extremamente frágeis, que sem Deus nós não somos nada! 

Não tem vontade própria

Acaso o barro pode dizer ao oleiro: O que você está fazendo?” Is 45.9 

Seria até engraçado imaginar um oleiro perguntando ao barro qual forma ele gostaria de tomar. 
Deus quer ter essa liberdade para quebrar, mexer e mudar por completo o que for necessário em nossas vidas. Só nos resta entender que ao barro não resta outra opção, senão render-se à vontade soberana daquela que o manipula (Deus). Barro não grita, barro não tem querer!  Quem somos nós para questionarmos os propósitos de Deus para as nossas vidas?! 
Deus manda dizer “abra mão da sua vontade”, “pare de ser uma barra dura e pesada e seja um barro flexível nas mãos de Deus”. “Perca aqui e agora, para ganhar lá na frente”. Barro não tem querer, aceita a forma que o oleiro lhe dá. Assim se passa conosco; porém, quando nos submetemos inteiramente ao Senhor, somos abençoados!

É a matéria prima do oleiro

Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer àquele que o formou: "Ele não me fez"? E o vaso poderá dizer do oleiro: "Ele nada sabe"? Is 29.16

Tem muita gente por aí querendo brincar de ser Deus, barro querendo se colocar no lugar do oleiro.
- Deus é o criador, nós somos Sua criação.
- Deus é o artista, nós somos Sua matéria prima.
- Deus é o Senhor, nós somos Seus servos.
É o artista que tira o barro da sua mediocridade. Seja barro e Deus lhe dará o vaso no tempo certo com FORMA, BELEZA e VALOR!

"Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.”- Jr 18.6

É nas mãos do artista que a matéria prima se transforma em uma obra de arte. Porém Deus só irá fazer isso que nós permitimos! Muitos filhos de Deus deixam de ser abençoados porque permanecem com seus corações endurecidos para a ação de Deus em suas vidas. Pare de lutar com Deus e se permita ser moldado pelo Artista perfeito: o Senhor, nosso Deus!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Da PROMESSA para o MILAGRE


Quando tudo na minha vida estava ainda, relativamente, bem, Deus me fez uma promessa. Dias após isto, algo aconteceu e essa promessa se tornou algo relatimente impossível na minha vida! No início comecei a questionar A Deus o porquê daquilo, por que aquilo estava acontecendo na minha vida, justo quando Ele tinha acabado de me fazer uma promessa?!
Pude aprender muito com tudo isso que ainda está acontecendo e quero compartilhar aqui um pouco daquilo que Deus tem trabalhado na minha vida.

Não devemos perguntar a Deus o porquê.
"Pois tu, SENHOR, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses." Salmos 97:9
Uma coisa que pude aprender de verdade é confiar na SOBERANIA de Deus.
Eu, como um ser limitado e com uma mente limitada, como posso querer ver aquilo que Deus tem sonhado pra mim? Deus tudo sabe, tudo conhece e principalmente: DEUS NOS AMA!
Toda vez que eu me pego querendo indagar a Deus o porquê de certas coisas na minha vida, logo me vem uma pergunta na minha mente: "Você não confia no Seu Deus? Você não confia em mim?".
 
Deus tem um propósito para tudo.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiaste 3:1
Deus permite sim que certas situações aconteçam com a gente para crescermos espiritualmente e para nos moldarmos para nos parecermos mais com Cristo.
Hoje sei, que isso que está acontecendo na minha vida, está servindo para eu mudar tudo aquilo que não agradava a Deus e para eu me tornar mais parecida com Jesus.
Antes eu estava vivendo em uma zona de conforto cristã, achava que pelo fato de ir aos domingos à igreja, de orar e ler a Bíblia eu já estava "fazendo a minha parte". Agora sei que Deus quer muito mais de mim, muito mais da gente! Lógico que ir à igreja, orar e ler a Bíblía são coisas muito importantes, mas não quer só isso da gente, Deus quer que a gente viva INTEGRALMENTE para a obra dEle! Que a gente dependa dEle pra tudo! Eu quero depender de Deus pra tudo e estou aplicando isso na minha vida!
Confio e creio que Deus tem um propósito para tudo isso que está acontecendo na minha vida. Se isso que está acontecendo, "só" servir para eu me aproximar mais dEle e mudar coisas que antes O desagradavam, AMÉM!

Confiar em Deus totalmente.
"A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio". Salmo 62.7-8
Quando tudo está bem nas nossas vidas, é extremamente fácil falarmos que confiamos em Deus. Quando a tempestade vem, é que vemos se isso é fato ou não.
Pra confiar em Deus, deve-se viver essa confiança!
Parace óbio falar isso, mas é fato que as vezes a maioria das vezes o confiar fica só no falar e não nas nossas ações.
Pra confiar em Deus é preciso crucificar o seu eu, a sua vontade e os seus desejos para que o querer de Deus e os sonhos dEle para sua vida sejam manifestados! E como é difícil fazer isso!
As vezes queremos "ajudar" Deus.. Falo isso porque já fiz isso, e posso afirmar com toda certeza: vai dar errado. Isso me faz lembrar de uma história que ouvi:
A borboleta no casulo

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.


Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.


Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais. Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.


O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.


Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.


As vezes o esforço é justamente o que precisamos nas nossas vidas. As vezes esse difícil período de espera é tudo que precisamos para que a graça de Deus seja manisfetada em nossas vidas e sermos moldados para parecermos mais com Jesus!

Durante o período de espera não devemos ser ansiosos.
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pensamentos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:6-7 
A ansiedade é um mal que atinge todas as pessoas. Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa, por isso até sou uma pessoa completamente controladora as vezes. Gosto de ver o resultado logo de tudo aquilo que faço! E por isso não gosto de esperar o agir de Deus na minha vida. 
Ninguém gosta de ficar em uma sala de espera ou em uma fila de um banco. A vida hoje é muito corrida, ninguém tem mais tempo para nada por isso ninguém mais gosta de esperar. Mas aprendi que esperar em Deus não é ficar parado e sim correr! Como assim?
Quando estamos esperando algo, não devemos ficar parados, muito pelo contrário, é justamente nesse momento que Deus está mais trabalhando em nossas vidas! 
Eu estou esperando a promessa de Deus para minha vida e sei que Ele irá cumpri-la (afinal Deus não é homem pra mentir, não é mesmo?), e estou utilizando esse momento de espera para crescer espiritualmente. Estou deixando Deus trabalhar em mim, estou permitindo ser moldada. 
Não me permito ficar pensando o que estou perdendo por causa desse momento de espera mas sim o que estou ganhando de Deus! Querer estar vivendo algo que ainda não é real que gera a ansiedade, viva este momento como um presente de Deus pra sua vida, para crescer e ser moldada, afinal se Deus está permitindo que você viva este momento, Ele deseja isso para você! 

Utilize esse momento para mudar o que desagrada a Deus.
"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" Jeremias 18:6 
 Como eu disse anteriormente, Deus não quer que fiquemos parados! Esperar não significa estagnar!
Deus vem trabalhando mim muitas coisas que antes eu fazia e nem me dava conta que aquilo desagradava a Deus. 
Eu era uma pessoa muito inflexível, queria tudo do meu jeito e na minha hora. Percebo hoje que sofria demais por causa disso. Deus não quer pessoas na Sua obra que não se colocam no lugar dos outros, que não sentem compaixão, que não sabem se negar para ajudar o próximo. 
Antes eu não refreiava a minha língua e não percebia como isso magoava as pessoas a minha volta. Eu nunca fui uma pessoa má, mas na hora do nervoso eu falava coisas que como fala em Provérbios não geravam vida e sim morte. Já havia lido Tiago 3 diversas vezes mas nunca havia entendido de fato aquelas palavras.
Esses são apenas 2 exemplos do que Deus mudou em mim. Se eu fosse escrever tudo que Deus tem transformado na minha vida, eu provavelmente não terminaria hoje.
O que quero falar é quando permitimos Deus mudar a nossa vida, Ele muda e é pra valer! Toda mudança que realmente vem do quebrantamento e da restauração de Deus, essa mudança vem pra ficar. Eu pedi para Deus o quebrantamento e a restauração da minha vida e Ele opera isso em nós, basta estarmos de coração aberto para que isso ocorra!
"Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento." C.S. Lewis

Tenha Fé! O milagre virá!
"Esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve". 1 João 5.14
"Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa". Hebreus 10.36
Eu não sei quando e nem como Deus vai transformar a promessa em milagre minha vida, só confio que Ele irá fazer isso!
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" Números 23:19 
Se Deus fez a promessa na sua vida, então com toda absoluta certeza esse milagre virá! Só nos resta acreditarmos nisso e não desanimarmos!

"Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?" (Gn 18.14) - O Deus das surpresas surpreende novamente... Deus faz isto por causa dos fiéis. Bem quando o ventre se torna velho demais para bebês, Sara engravida. Exatamente quando a falta é grande demais para a benevolência, Davi é perdoado... A lição? Duas palavras: Não desista. A estrada é longa? Não pare. A noite é escura? Não renuncie. Deus está velando. Para que você saiba, neste exato momento... O cheque pode estar no correio. O pedido de desculpas pode estar sendo feito. O contrato de trabalho pode estar na escrivaninha. Não desista. Se desistir, poderá perder a resposta às suas orações. 
Max Lucado

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eu mesmo??? Tem certeza???

"Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho." Salmos 32:8




(Êxodo 4)
10. Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
11. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
12. Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

Quem nunca se viu na mesma situação de Moisés? É muito fácil  comum muitas vezes nos encontrarmos com a mesma atitude que Moisés teve. Ao invés de confiarmos inteiramente em Deus e nos colocarmos à Sua disposição pra que Ele nos molde e nos capacite, colocamos todos os nossos defeitos e imperfeições nos impedindo de cumprir à Sua vontade.
Deus nunca dá o frio maior que o seu cobertor, Ele melhor do que você mesmo conhece o seu coração, seus defeitos e suas qualidades, e somente pela Sua misericórdia você poderá superá-los.
No primeiro versículo (Salmos 32:8) vemos uma promessa maravilhosa pra vida de todos que nEle creem, de que Ele mostrará o caminho a seguir, o que fazer e como fazer. Não deixe que seus defeitos e dificuldades o impeçam de servir a Deus. Quando Moisés confiou integralmente em Deus se tornou um grande líder, não por sua capacidade própria, mas sim pela glória de Deus.
E você, como tem agido diante de um desafio? Deixe Deus te capacitar e sirva de todo o coração!
"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos"